sábado, 3 de outubro de 2009

HISTÓRIA DO FUTSAL FEMININO: PRECONCEITO E FALTA DE APOIO

Jogadoras do Goianésia Havaí treinam: Falta de apoio da Prefeitura é lamentável



No Brasil a pratica do futsal feminino foi liberado apenas em 02/01/1983, pela CDN (Confederação Nacional de Desportos). A partir desse momento varios campeonatos começaram a surgir em muitos estados brasileiros. Porem nenhum deles era oficial e reconhecido pela CBFS.

O primeiro campeonato de futsal feminino oficializado pela CBFS, foi a I Taça Brasil de Clubes, que foi realizada em Mairinque, no estado de São Paulo, aconteceu apenas em 02/01/1992. Nessa competição participaram 10 equipes, que foram indicadas pelas fedarações estaduais.

Com essa Taça Brasil surgiu os campeonatos regionais, sendo que os vencedores de cada estado teria vaga para a Taça Brasil do ano seguinte.

O preconceito com o esporte coletivo feminino é muito grande, menos no volei. No futsal então esse preconceito é ainda maior, um dos motivos por esse preconceito é que realmente muitas mulheres que praticam esse esporte pedem um pouco da vaidade, com isso deixa os cuidados que são de costume de toda mulher de lado, ganhando assim traçados masculinos. Outro motivo mais comum é a generilazação da população chamando as mulheres que praticam futsal de "sapatão". Com isso muitas melheres evitam a pratica desse esporte.

Por isso as mulheres praticantes não apenas do futsal, mas de diversos esportes devem lutar contra esse preconceito, denunciando essas situações constragendoras e se cuidando melhor, pois apenas assim elas terão maior apoio e maior incentivo.

Hoje em dia mesmo com a existencia de preconceitos, muitas familias ja começam a incentivar a pratica desse esporte, colocando suas filhas em escolinhas de futsal.

Devido essa falta de incentivo a esse esporte, nos do Goianésia Havai, decidimos apostar na capacidade das garotas da nossa cidade, estamos treinando todos os sabados (as 10 horas da manhã) e domingos (ainda não temos horario definido). Nessa ano de 2009, ja inscrevemos nossa equipe para a disputa do campeonato estadual, que provavelmente irá acontecer na segunda quinzena do mes de outubro. Em novembro, temos a possibilidade de participar de um torneio em Trindade - GO, mas pra isso vamos precisar de patrocinadores, pois para a disputa do Campeoanto Goiano nos da diretoria do clube estamos arcando com todos os gastos.

Ja para 2010, recebemos o convite para participar da Copa Brasil de futsal feminino, que irá acontecer em Junho, na cidade de Pindamonhangaba - SP. Porem para podermos representar nossa cidade nessa competição nacional, novamente vamos ter que apelar para as empresas privadas nos patrocinarem, pois ja ficou bem nitido que se dependermos da prefeitura da nossa cidade, não iremos disputar nenhum tornei de bairros.

Contamos com o apoio de todos os fãs de esportes, para que possamos levar nosso projeto pra frente, pois nocessitamos de muito apoio para podermos fazer uma equipe vencedora.


Abraços e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário